Cookbook: Torta Holandesa



Só de pensar me da água na boca, eu sou uma grande fã de torta holandesa e por isso vim dividir essa receita maravilhosa com vocês. Tá pode ser muito mais fácil ir em um supermercado e comprar, mas cozinhar é bem mais legal. A receita não é nada fácil, mas eu já fiz, e deu certo é só seguir tudo direitinho. 

Ingredientes:

Massa:
  • 200 g (1 pacote) de biscoito maizena ou similar (pode ser de leite)
  • 70 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 pacote de biscoito amanteigado coberto com chocolate (utilizei calipso branco)

Recheio:
  • 200 g de chocolate branco
  • 150 g de cream cheese light
  • 400 mL de creme de leite (2 caixinhas)
  • 1 colher de sobremesa de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura:
  • 150 g de chocolate meio-amargo
  • 1 caixinha de creme de leite (200 mL)

Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque os biscoitos do tipo maizena no liquidificador e triture-os. Balance o liquidificador para ajudar. Quando estiver em pó pare de bater.


Passo 2: Adicione 70 g de manteiga sem sal e misture bem com as mãos até formar uma farofa.

Passo 3: Para montar o fundo da torta, corte uma tira larga de papel manteiga e coloque em volta da forma com fundo de aro removível 22 cm de diâmetro. Vá colocando os biscoitos do tipo calipso, com a parte de chocolate voltada para o lado de fora da torta. Para que eles fiquem em pé coloque a farofa no fundo da forma e vá pressionando com os dedos, até que todas as bolachas estejam em pé aguardando o recheio.

Passo 4: Para formar o creme do recheio, leve ao microondas os 200 g de chocolate branco cortado em pedaços pequenos por 30 segundos em potência alta. Retire do microondas, mexa um pouco com uma colher e volte ao microondas por mais 20 segundos. Retire, mexa e retorne ao microondas até que todo o chocolate esteja derretido. Cuidado para não queimar o chocolate.

Passo 5: Retire o chocolate branco derretido do microondas e adicione 2 colheres de sopa de açúcar e o cream cheese. Mexa com um fouet sem bater, ou seja, gentilmente para não quebrar a têmpera do chocolate.

Passo 6: Adicione as duas caixinhas de creme de leite e continue mexendo lentamente até incorporar bem ao creme. Adicione também a baunilha.


Passo 7: Dissolva a gelatina em água, leve ao microondas até quase levantar fervura. Derreta bem a gelatina sem sabor.

Passo 8: Adicione a gelatina sem sabor derretida ao creme e mexa até incorporar.


Passo 9: Coloque esse creme sobre o fundo de bolachas e leve ao congelador ou freezer por 20 minutos.



Passo 10: Para fazer a cobertura coloque os pedaços de chocolate meio amargo e a caixinha de creme de leite numa vasilha que vá ao microondas. Aqueça até adquirir uma temperatura que faça derreter o chocolate sem queimar (45 segundos em potência alta). Mexa até formar um chocolate fluido e brilhante.

Passo 11:
 Retire a torta do freezer e adicione o chocolate meio amargo derretido com o creme de leite.


Passo 12: Volte a torta para o freezer. Só retire meia hora antes de servir, para que dê o ponto de corte. Se você reparar bem existe uma camada de gelo sobre a fatia de torta. É que ao retirar do freezer as gotas de vapor do ar condensam-se sobre a torta que está gelada. Se esperar mais um pouco essa camada de gelo desaparece, mas os gulosos que participaram comigo do almoço do ano novo não quiseram esperar.

E ai o que acharam, já fizeram isso em casa? Ou preferem outra torta? Comentem! Beijos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário