Como Tomar Sol Corretamente

Olá gente! Eu sei que as férias acabaram, mas olha só, graças a deus, a semana de Carnaval está chegando, então eu trouxe um post que vai ajudar demais vocês que estão indo para a praia durante o feriado. Várias de nós adoramos tomar sol, ganhar aquela corzinho e aquele brilho especial que o sol deixa, mas vocês sabem tomar sol corretamente? Uma das maiores causas de câncer de pele é tomar sol sem protetor! Então nunca esquecem do protetor! Mas enfim, vamos as dicas!

Protetor de fator 30 protege o dobro dos de fator 15.
Mentira. Não há muita diferença entre os filtros solares, os filtros com FPS 15 oferecem 95% da proteção contra os raios ultra violetas emitidos pelo sol, e os com FPS 30 apenas oferecem 2% a mais. Então vale mais a pena usar o com FPS 30 já que a diferença é pouca mas continua protegendo mais. 

Mesmo os filtros a prova d’água precisam ser reaplicados depois de um mergulho.
Verdade. Os protetors à prova d'agua apenas resistem mais ou menos 40 minutos na água, então o legal é entrar na água, e assim que sair, repassar o protetor. Larga a preguiça de repassar de lado!

Bronzeador também protege a pele.
Mentira. Os bronzeadores não protege a pele, pois contêm substâncias que deixam a pele ainda mais sensível ao sol. O pouquinho de proteção (normalmente 4) é para dar uma amenizada. O legal é passar um protetor depois o bronzeador, ai você está se protegendo mas está ganhando uma corzinha mais rápido. 

Pele queimada fica mais protegida, por isso posso diminuir gradativamente o fator de proteção do meu protetor até eliminá-lo de vez.
Mentira. É verdade que quanto mais melanina (pigmento de cor da pele) houver na pele, mais protegida ela está. Mais isso só significa que você fica vermelha com mais dificuldade, mas as suas células continuarão expostas à radiação do sol, então sua pele continua exposta a perigos.

Óculos de sol protegem contra a ação dos raios UVA e UVB.
Verdade. Mas desde que as lentes sejam de qualidade. Se o óculos for de camelô, não vai ajudar nem um pinguinho, apenas vai piorar!

Quanto mais sol eu tomar, mais morena eu vou ficar.
Mentira. Cada pessoa tem o seu limite de produção de melanina, quando o corpo atinge esse ponto, não adianta mais: a sua cor chegou ao máximo. Isso quer dizer que se você não consegue pegar cor, não adianta insistir: sua pele vai ficar vermelha, mas nunca morena.

Material tirado da Capricho.

E aí vocês sabiam disso, seguiam já? Eu sei que eu não seguia quase metade, mas aprendi bastante e já estou preparada para ir tomar sol corretamente!Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário